top of page

O Discurso do Presidente

82º aniversário da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira

 

A Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira – SRMP comemora o seu octogésimo segundo aniversário. É uma data histórica que queremos exaltar e constituir um momento de reflexão sobre o passado, consagração do presente, confiança no futuro e que fortaleça a ligação aos Associados e Comunidade. É sempre um momento de grande emoção, satisfação e envolvimento colectivo. Imagens, acontecimentos, datas, refrescam a nossa memória colectiva.


Em Fevereiro de 1940 surge a Comissão de Iniciativa da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira com o nobre propósito de criar uma colectividade cujo objectivo central é superiormente transcrito na acta nº 1 que passo a citar o seguinte excerto: “ trata-se de uma obra de grande alcance social , proporcionando aos menos bafejados da sorte mais um bocadinho de luz e conforto “ . A profundidade destas palavras deram o mote e indicaram o caminho a percorrer. Foi um bom presságio.


Foi desde a primeira hora com um forte envolvimento colectivo que a SRMP dá os primeiros passos e ainda em 1940 surge uma Orquestra de Cordas.

Em 1944 abandona as Cordas e entra no mundo da música filarmónica evoluindo rapidamente para uma Banda Filarmónica.

Nos anos 50 e 60 é a fase de expansão da nossa Banda Filarmónica apesar da sangria de muitos jovens que emigraram para África.

Nos anos 70, com os ventos da Revolução de Abril, mais um acontecimento marcante. Em 1975 a doação pela ex-proprietária da Quinta da Granja do terreno para a construção de um Campo de Jogos visando a prática desportiva. Foi possível construir o nosso Parque Desportivo e desenvolver o conceito de Desporto para Todos em várias modalidades.

No final da década de 70 e década de 80 mais um caso de envolvimento colectivo a Equipa de Futebol Salão da S.R.M.P. que marcou com a sua classe e “fair play” o Futebol Salão distrital da época.

Foram uns primeiros 50 anos de história muito dignos que a todos nos orgulha.


Mas os últimos 32 anos constituem de facto, e para já, um grande desenvolvimento da nossa vida associativa. Tem havido muita utopia, muitos desafios, que temos sabido conquistar.

Factos marcantes como a grande qualidade e pujança da nossa Banda Filarmónica dos anos 90 e da Escola de Música e da nossa Banda Filarmónica actual.

Foi a criação do nosso Coro Polifónico, há vinte anos e sete anos, que tem sabido ocupar o seu espaço na música coral e que tem feito um percurso que muito dignifica a nossa Associação.

Foi a incursão, por mais de uma década, nos Campeonatos Distritais e do Inatel no Futebol de 11.

Foi a ampliação da nossa Sede, a construção do polidesportivo e melhoramentos significativos no nosso Parque Desportivo e Cultural. Foi a aposta oportuna em actividades e eventos na Área do Desporto Natureza, promovendo a prática do desporto ao ar livre e a nossa região do Vale do Nabão.

Foi o retomar da realização das nossas Festas Anuais e a organização de múltiplos eventos inovadores nas áreas recreativa e cultural.

Em 2009, mais um facto marcante, a nossa constituição como IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social e a vontade férrea de intervir de forma estruturada na Área Social surgindo como corolário dessa vontade o Lar Raízes do Nabão em pleno funcionamento desde 2014.

É uma Associação que nestes 82 anos tem sabido desempenhar a sua missão e contribuido permanentemente para o desenvolvimento individual e colectivo da nossa Comunidade. E tem-no feito sempre com uma grande capacidade de realização e sempre com uma capacidade de se renovar e de ir ao encontro das necessidades sentidas da população. Tem sabido crescer de forma criativa e sustentada, interiorizando e aplicando os valores do movimento associativo em prol do bem comum e de um desenvolvimento harmonioso da comunidade.


A sigla S.R.M.P. marca esta identidade muito própria associando a cada uma das letras que compõem a sigla a missão, a visão e os valores da Associação:

S- de Solidariedade numa perspectiva de Olhar para o futuro alicerçado em valores como a orientação para o utente/aluno/cidadão e zelando sempre pela sustentabilidade

R- Rede – numa perspectiva de Ação alicerçado em valores como o desempenho, entrega, segurança e cooperação

M- Música – um bom exemplo da perspectiva de Crescermos Juntos alicerçado em valores como o trabalho em equipa e o desenvolvimento individual e colectivo

P- Paixão – em tudo o que fazemos alicerçado em valores com a melhoria contínua, orgulho, ética e valores e responsabilidade social



É esta missão e visão alavancada pelos Valores da SRMP, reforçados pelos ensinamentos deste período pandémico, que conduzem a nossa orientação estratégia convenientemente regada com alguma dose de utopia.


-A Escola de Música da S.R.M.P. vai continuar a ser uma das prioridades estratégicas. Sabemos da sua importância na formação de cidadãos e no desenvolvimento colectivo que proporciona. Pretendemos que esta se desenvolva ainda mais e seja um pólo de ensino regional do norte/noroeste do concelho de Tomar e um exemplo de aplicação prática dos nossos valores.


- Outra prioridade estratégica é zelar pela sustentabilidade do nosso Lar, com qualidade de serviços, na valência Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - ERPI. Vamos ampliar, durante o ano de 2022, a capacidade da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - ERPI em 11 utentes com a construção de três apartamentos ligados ao edifício atualmente em uso da ERPI com pleno aproveitamento das áreas comuns e de serviços já existentes, criando espaços autónomos e potenciando uma oferta diferenciada de serviços de alimentação, cuidados de saúde e de promoção de vida activa e saudável e das tecnologias de informação. O projecto está prestes a ser licenciado pela CMT e iremos promover a sua candidatura ao PRR até ao próximo dia 7 de Março.


Vamos implementar a Resposta Social Serviço de Apoio Domiciliário – SAD, durante os 7 dias na semana e ajustada às necessidades dos utentes, com uma capacidade para 40 utentes, suportada na infraestrutura Lar Raízes do Nabão num raio de intervenção de 6 km envolvendo as freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, Carregueiros e cidade de Tomar durante o ano de 2022. Efetuamos em 7 de Dezembro de 2021 uma candidatura ao programa PROCOOP, para o apoio a 32 utentes, e esperamos, com muita confiança, a todo o momento uma decisão favorável.


Vamos expandir o nosso Banco de Ajudas Técnicas complementando as respostas sociais desenvolvidas e a desenvolver pela Instituição pretendendo apoiar a população idosa e/ou deficiente do concelho de Tomar alargando a intervenção desta resposta social flexível ajustada ás necessidades desta população dando prioridade ás pessoas de vulnerabilidade social comprovada nomeadamente idosos e/ou pessoas com deficiência e tendo em consideração a situação económica de cada utente e as situações de pobreza. Temos uma candidatura efectuada no Programa 3 do Apoio ao Associativismo da CMT que conta como Entidades Parceiras A Câmara Municipal de Tomar, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, a Junta de Freguesia de Carregueiros, a Fábrica da Igreja Paroquial Nossa Senhora das Neves da Pedreira, o Centro Social e Paroquial de Além da Ribeira e o Rancho Folclórico os Canteiros da Pedreira e que esperamos seja apoiado.


Esperamos também, em 2022, apresentar candidatura ao PRR com um projeto de Habitação Colaborativa com 4 moradias com capacidade até 32 utentes assegurando a privacidade, o ambiente coletivo e protetor privilegiando um ambiente mais familiar e humanizado.



Queremos que o Lar Raízes do Nabão continue a ser referência e uma âncora no desenvolvimento e no apoio social ao Noroeste do Concelho de Tomar. Esta atitude ativa e atenta ás necessidades e este posicionamento de chamar a nós a responsabilidade de procurar, em tempo útil, com respostas flexíveis a satisfação dessas necessidades vai continuar sempre no topo das nossas prioridades. Empreendedorismo social e sustentabilidade de braços dados.


- Procurar que as múltiplas actividades da S.R.M.P., a Banda, o Coro, o Grupo de Música Ligeira, as Festas, o Desporto Natureza e a Área Social se complementem e se articulem criando sinergias internas e externas com outras Associações e Entidades. Esta cooperação alargada é um objectivo a atingir. Fazer acontecer que as diversas actividades da Sociedade promovam um encontro entre associações/entidades, um diálogo inter geracional, um envelhecimento activo e saudável e em que o Voluntariado e a Solidariedade falem bem alto.


- Estamos a concluir o nosso Palco Multiusos e Palco Amizade e a reabilitar os balneários e o polidesportivo do Parque Desportivo e Cultural da Pedreira na execução candidatura PRID 2021. Queremos que este espaço ímpar possa servir as Associações e a Comunidade do concelho na realização de Eventos Recreativos, Desportivos e Culturais.



- Reforçamos a prioridade estratégica de aprofundar o trabalho em Rede e a importância do valor Parceria. Não nos conformamos com a desertificação da nossa região que é considerada interior. No âmbito alargado definido nos objetivos dos nossos Estatutos estamos com disponibilidade empenhada em estender e reforçar relações de parceria com entidades públicas, associações e empresas privadas que promovam o desenvolvimento local, a atividade económica, a criação de emprego e a fixação da população. Entendemos que o êxito deste objetivo é vital para o nosso futuro coletivo.



- Sabemos da importância da Comunicação para seremos eficazes no desenvolvimento da nossa missão pelo que vamos promover na Comunidade as Atividades e a Notoriedade da marca S.R.M.P. durante 2022 e 2023.





Os nossos agradecimentos:


Á Câmara de Tomar que sabe reconhecer a importância para o concelho das actividades que a SRMP desenvolve. Estamos certos de que continuará a valorizar ainda mais actividades tão nobres para o desenvolvimento individual e colectivo como são a nossa Escola de Música, a Banda e o Coro e a nossa intervenção na Área Social. Vai continuar a haver, nas áreas cultural, desportiva e social muitas oportunidades de realizarmos parcerias com êxito.

Lançamos o desafio adicional, como parceiros, e como maior empregador da Freguesia, desenvolvermos a atividade económica na nossa Freguesia, criando condições para novos empregos e contribuindo para a fixação da população.

Mantendo a nossa identidade e respeitando os Estatutos, de âmbito tão lato, estamos muito empenhados, como parceiros, em promover o desenvolvimento económico da nossa Freguesia.

Á Junta da União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira pela sua abertura e apoio que sempre nos tem dado. Existem todas as condições para aprofundar esta cooperação no apoio social e na dinamização económica da nossa Freguesia nomeadamente como parceiros ativos na transformação do Vale do Nabão como um local de referência regional e/ou nacional em atividades de Desporto Natureza.


Á Junta da Freguesia de Carregueiros pela sua disponibilidade em nos identificar como Entidades Parceiras. Face á história colectiva comum e proximidade estamos certos que iremos aprofundar a cooperação nomeadamente na área social.


Às Associações que como nós partilham os valores do movimento associativo e que temos tido oportunidade de cooperar em diversas iniciativas. Esperamos continuar a reforçar as parcerias de iguais para iguais.


Aos Músicos, Coralistas, Maestros, Voluntários, Associados, Amigos da SRMP pelas vossas contribuições.


Um agradecimento muito especial pelo empenho aos Orgãos Sociais – Dirigentes Voluntários Benévolos – colegas de Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal. Temos enfrentado ultrapassado as dificuldades do presente com coragem e resiliência, trabalhando em equipa, e concretizar os nossos objectivos estratégicos.


Estamos certos que, continuando a trabalhar em equipa, conseguindo mobilizar os Associados, vamos ser capazes de concretizar os nossos objectivos estratégicos e estar à altura da Missão e dos nobres valores e desafios da nossa Associação.


“O caminho faz-se caminhando com valores e sentido de missão “


Vamos Fazer Acontecer.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page