A nossa História
A Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira – SRMP, uma Instituição que se orgulha do seu passado e historial e muito tem contribuído para o desenvolvimento individual e coletivo da Comunidade.
3 de Fevereiro 1940
Em fevereiro de 1940 Surge a Comissão de Iniciativa da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira com o nobre Propósito de criar uma coletividade cujo objetivo central é superiormente transcrito na acta nº 1 que diz:
(…” ...trata-se de uma obra de grande alcance social, proporcionando aos menos bafejados da sote mais um bocadinho de luz e conforto…”...)
1940
Sendo uma Coletividade de aldeia, onde os acessos à cultura eram diminutos, esta Sociedade tem sido desde a sua formação o principal polo de formação artística, desportiva e recreativa dos seus associados em particular, e de toda a população em geral.
Inicialmente foi formada uma Tuna, com instrumentos de corda, que aos poucos se foi tornando numa Banda, que ainda se mantém com enorme prestígio. É sustentada por uma Escola de Música, frequentada por quase todas as crianças da Pedreira e terras vizinhas, formando músicos de grande qualidade, como são os que ao longo de todos estes anos têm representado a Banda nas suas diversificadas actuações, como sejam Procissões, Concertos, Festas Inaugurações, Festivais, Encontro de Bandas, etc., destacando-se as actuações em Castelo de Vide, Marvão, Lisboa, Abrantes e em Vigo – Espanha, e ainda os excelentes concertos realizados em Tomar comemorando o Bicentenário do RI 15 a as Jornadas Europeias do Património.
1944
Em 1944 Abandona as Cordas e entrar no mundo da Música Filarmónica evoluindo rapidamente para uma Banda Filarmónica.
Nos anos 50 e 60 é a fase de expansão da nossa Banda Filarmónica.
1975
Nos anos 70, com os ventos da Revolução de Abril, Mais um acontecimento marcante. Em 1975 a doação pela ex- proprietária da Quinta da Granja do terreno para a construção de um campo de jogos visando a Prática desportiva. foi possível construir o nosso Parque Desportivo e desenvolver o conceito de Desporto para Todos em várias modalidades.
Anos 90
Factos marcantes como a grande qualidade da nossa Banda Filarmónica dos anos 90 e da Escola de Música e da nossa Banda Filarmónica Atual.
Foi a criação do nosso Coro Polifónico, há vinte e seis anos, que tem sabido ocupar o seu espaço na música coral e que tem feito um percurso que muito dignifica a nossa Instituição.
Foi a incursão, por mais de uma década, nos Campos Distritais e do Inatel no futebol de 11.
Foi a ampliação da nossa Sede, a construção do polidesportivo e melhoramentos significativos no nosso recinto para festas. Foi a aposta oportuna em atividades e eventos na área do Desporto Natureza, promovendo a prática do desporto ao ar livre e a nossa região do Vale do Nabão. Foi o retomar da realização das nossas Festas Anuais e a organização de múltiplos eventos inovadores nas áreas recreativas e cultural.
2009
Em 2009, mais um facto marcante, a nossa Constituição como IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social e a vontade férrea de intervir de forma estruturada na Área Social surgindo como corolário dessa vontade o Lar.
Instituição Particular de Solidariedade Social
2014
Consolidação da estrutura na área social com a inauguração do Lar Raízes do Nabão.
2023
A 2 de Fevereiro, assinatura do contrato para construção do projecto Habitação colaborativa
"O caminho Faz-se Caminhando com Valores e Sentido da missão"