top of page

Serviço de Apoio Domiciliário da SRMP abre brevemente

A Instituição que deu vida ao Lar Raízes do Nabão em 2014, a Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira (SRMP), acrescenta agora a sua Oferta Social com o Serviço de Apoio Domiciliário, que irá abrir a muito em breve e tem como objetivo ser uma alternativa para que idosos ou dependentes fiquem nas suas casas até mais tarde com assistência e apoio que necessitam nas suas necessidades básicas.



Assistindo às rápidas mudanças sociais e novas e prementes necessidades que daí advêm, a SRMP não ficou indiferente à grande necessidade de uma resposta para além da Estrutura Residencial para idosos. É notório que as pessoas idosas, mesmo com certo nível de dependência, ambicionam ficar em casa, no seu ambiente familiar, ter a suas rotinas, ver os seus amigos quando querem e estar na sua comunidade. Cada vez mais ambicionam esta qualidade de vida até mais tarde. E para estas, a resposta do Serviço de Apoio Domiciliário será aquela que conseguirá conciliar esta desejada e saudável qualidade de vida assegurando, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou realização das atividades instrumentais da vida diária.

Por estas razões o apoio domiciliário será uma resposta cada vez mais valiosa e necessária para promover autonomia e desinstitucionalizar pessoas idosas com dependências funcionais sempre que o apoio domiciliário lhes garanta qualidade de vida.


Na nova resposta de Serviço de Apoio Domiciliário da SRMP, são avaliadas as reais necessidades do utente com um profissional de Serviço Social que irá acompanhar toda a sua evolução no sentido de ajustar, humanizar e individualizar o serviço.

Para isso, esta nova resposta de assistência contínua personalizada e prestada em proximidade vai abrir com as seguintes prestações de cuidados e serviços:


· Fornecimento das refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;

· Alimentação apoiada;

· Cuidados de higiene e de conforto pessoal;

· Higiene pessoal adicional;

· Cuidados de imagem;

· Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;

· Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;

· Atividades de animação e socialização;

· Apoio psicossocial;

· Atividades ocupacionais;

· Acompanhamento e transporte, a consultas assim como aos exames complementares de diagnóstico;

· Cedência de ajudas técnicas;

· Articulação com os serviços locais de saúde;

· Serviços de enfermagem

· Orientação ou acompanhamento de pequenas reparações/modificações no domicílio.


Os cuidados e serviços podem ser prestados durante todos os dias da semana pelo que a resposta funciona todos os dias do ano .


Para mais informações e/ou manifestação de interesse no Serviço de Apoio Domiciliário da SRMP deverão contactar :


Telefone : 249320010 / 962013853

103 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page