top of page

Habitação Colaborativa

Mas afinal o que é Habitação Colaborativa?


A habitação colaborativa —ou cohousing— é a resposta social a um problema que afeta, sobretudo, grupos vulneráveis como os jovens ou os idosos. Esse sistema nasceu na Dinamarca dos anos 60 e agora chega a Tomar mais concretamente Pedreira pelas mãos da S.R.M.P. e combina diferentes soluções arquitetônicas com os princípios de vida comunitária, cooperativismo e propriedade coletiva.

Sistema no qual um conjunto de indivíduos vive em comunidade em torno de um projeto de habitação comum e autogerenciada. Entre todos projetam o espaço de acordo com as necessidades do grupo, com casas independentes e áreas compartilhadas como a cozinha, o refeitório ou as áreas verdes. Além disso, compartilham serviços essenciais como a limpeza, jardinagem entre outros


HABITAÇÃO COLABORATIVA PARA IDOSOS E OUTROS GRUPOS

O Fórum Econômico Mundial (WEF) reconhece os benefícios sociais, econômicos e ambientais da habitação colaborativa, um modelo mais inclusivo e sustentável que facilita a convivência, a cooperação e o uso responsável dos recursos naturais e energéticos. Viver em comunidade também é cada vez mais uma alternativa contra a solidão que afeta, sobretudo, às pessoas idosas.




4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page